5º Distrito Naval da Marinha do Brasil realiza Operação Ágata Sul 2021

Foram 193 abordagens, emitidas 26 notificações de infrações e oito apreensões de embarcações nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Por Assessoria 28/03/2021 - 10:38 hs
Foto: Assessoria

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5oDN) realizou, nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no período de 20 a 26 de março, a “Operação Ágata Sul (1o trimestre de 2021)”, onde foram conduzidas atividades de Inspeção Naval, Patrulhamento e Patrulha Naval – totalizando 193 abordagens, emitidas 26 notificações de infrações e oito apreensões de embarcações.

As apreensões foram relativas a delitos previstos na LESTA (Lei de Segurança do Tráfego Aquáviario), a exemplo de condução de embarcação sem habilitação ou sem inscrição. Também foram apreendidas 1,5 tonelada de milho e presas, em ação coordenada com a Brigada Militar do RS, três pessoas por motivo de prática de pesca ilegal.


A operação abrangeu a área oeste de Santa Catarina, no município de Itapiranga, área oeste do Rio Grande do Sul, que se estende da cidade de Derrubadas-RS à Barra do Quaraí-RS pelo Rio Uruguai, Lagoa dos Patos, e ao sul do Rio Grande do Sul, em Jaguarão-RS, pelaLagoa Mirim e Chuí, bem como o Litoral Sul, regiões fronteiriças com a Argentina e Uruguai.

Ao longo dos sete dias de operação, a Marinha do Brasil empregou cercade 200 militares, embarcações e viaturas da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Delegacia Fluvial de Uruguaiana e Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. Foram empregados também o Navio-Patrulha “Babitonga”, Navio-Patrulha “Benevente”, e aeronaves do 1o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul. A Operação contou com a participação de cerca de 50 agentes de órgãos desegurança pública e agências civis governamentais tais como a Polícia Militarde Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e o IBAMA.