Porto de Pelotas vai a leilão na sexta-feira

No dia 09, último dia de evento Infra Week , cinco terminais portuários serão leiloados.

Por Redação 07/04/2021 - 11:45 hs
Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira, 07, está acontecendo o Infra Week , evento que por iniciativa do Governo Federal e o Ministério da Infraestrutura busca atrair R$ 10 bilhões para aeroportos, ferrovia e portos em três dias de leilões. A cerimônia de abertura aconteceu na terça-feira, 06, ao meio-dia, com a presença do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, e o CFO da B3, Daniel Sonder, que iniciaram oficialmente a Infra Week. 


Nesta quarta-feira, 07, os leilões começaram com as concessões de 22 aeroportos à gestão da iniciativa privada, incluindo o aeroporto de Pelotas. Nesta quinta-feira, 08, será a vez do leilão de ferrovias, e na sexta, 09, serão leiloados cincos terminais portuários. Os terminais que serão leiloados na sexta contam com quatro no Porto de Itaqui (IQI03, IQI11, IQI12 e IQI13), no Maranhão, e um no Porto de Pelotas (PEL01), no Rio Grande do Sul.


Sobre o Porto de Pelotas (RS)


O terminal do porto de Pelotas é a única estrutura gaúcha presente no leilão, ele é voltado para carga em geral e vem sendo utilizado pela CMPC, uma das principais empresas de celulose da América Latina. O Porto contribui para a cadeia logística da produção de celulose e tem cerca de 23 mil metros quadrados. Atualmente possui quatro acessos: acesso rodoviário, pelas BRs 392 e 471; ferroviário, marítimo e fluvial, e por isso desperta interesse de empresas privadas. A previsão é que os novos gestores, que irão operar o local pela próxima década, assumam o Porto de Pelotas no início de 2022 e o investimento previsto é de R$ 16 milhões na malha portuária, e o prazo para exploração será de 15 anos. Em relação a geração de emprego, a expectativa é a criação de 40 empregos diretos e mais de 200 indiretos sejam gerados devido à operacionalização do terminal.