BIM em ferrovias: evento promovido pela Valec vai debater o uso da tecnologia na infraestrutura

As palestras vão acontecer de forma online, nos dias 29 e 30 de julho, no canal do YouTube da Valec.

Por Assessoria 27/07/2021 - 08:01 hs
Foto: Agência Brasil

A Valec promove, nos dias 29 e 39 de julho, o evento BIM em ferrovias. O objetivo das palestras é debater as práticas e o uso da tecnologia voltada para a infraestrutura ferroviária no Brasil. Os painéis serão apresentados por palestrantes renomados. A transmissão será ao vivo e aberta a todos os interessados pelo tema BIM, pelo canal do Youtube, da Valec. Os assuntos a serem debatidos vão desde a implantação do BIM em empresas de Infraestrutura até o ambiente de dados 3D para construção digital.


Ao todo, serão quatorze palestras que irão debater o uso do BIM no desenvolvimento de projetos e gestão de obras de infraestrutura ferroviária. O Diretor de Empreendimentos, Washington Luke trabalha com BIM há mais de 10 anos. Ele explica que em um primeiro momento se trabalhou com BIM direcionado para edificações, mas agora há cerca de três anos, intensificou-se o uso para obras lineares. “Por isso, é importante se debater essa temática, pois a pauta ferroviária está retornando e isso é fundamental para as ferrovias no Brasil,” declarou. A inserção de tecnologias, proporcionadas pelo BIM, favorecem as três áreas: projeto, obra e manutenção/operação.

BIM

O BIM (“Building Information Modeling”, ou “Modelagem da Informação da Construção”), é uma plataforma que integra diversas informações técnicas das infraestruturas rodo-ferroviárias em um único ambiente de projeto. Alinhamentos geométricos, volumes de aterro, drenagem, pontes, túneis, viadutos, possíveis interferências entre as estruturas e porcentagem de conclusão das obras estão disponíveis ao mesmo tempo. Engenheiros, gestores e equipes técnicas têm total acesso aos dados dos empreendimentos e dos processos de forma integrada.

Esse novo modelo de gestão de edificações é considerado essencial para levar a indústria da infraestrutura brasileira à vanguarda mundial. O BIM é utilizado há anos nas maiores economias do mundo, como Estados Unidos, Rússia e China. Apesar disso, apenas 9,2% dos projetos de engenharia no Brasil utilizam essa metodologia. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, o BIM pode reduzir em até 9,7% os custos totais das obras e diminuir 20% nos custos dos insumos adquiridos.

SAIBA MAIS:
O quê? BIM em Ferrovias
Data: 29 e 30 de julho de 2021
Hora: A partir das 9h
Onde: Youtube Valec