Ferrovia Norte Sul ganha mais um terminal ferroviário em Rio Verde

Construída pela Valec, FNS deverá entrar totalmente em operação até fim de 2021.

Por Assessoria 28/07/2021 - 08:01 hs

Na tarde desta terça-feira (27/7), uma comitiva do Ministério da Infraestrutura e integrantes da Valec participaram da inauguração do Terminal Ferroviário de Rio Verde (GO). O empreendimento marca o início da operação de mais um trecho da Ferrovia Norte Sul (FNS) que, em breve, estará com toda sua extensão em operação, ligando Itaqui (MA) ao Porto de Santos (SP). A responsável pelo investimento e por colocar o novo terminal em operação será a Rumo Logística, que é quem opera a FNS de Porto Nacional (TO) a Estrela D’Oeste (SP).

O diretor de administração e finanças da Valec, Márcio Medeiros, que esteve no evento representando a estatal, disse que inauguração é um passo importante para a expansão da malha ferroviária brasileira. "Esse corredor logístico é estratégico e um dos mais modernos no país," afirmou. Medeiros também lembrou de outro grande empreendimento da Valec que corta a FNS e que, em breve, terão seus estudos apresentados. “Nosso terminal de Santa Helena também virá para complementar o de Rio Verde. A Diretoria Executiva da estatal está toda empenhada em trazer todos os estudos em breve. E quem ganhará com todas essas opções logísticas é a sociedade”, complementou.

Investimento

De 2019 até o fim de 2021, o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, deve assegurar R$ 46,59 bilhões em investimentos privados no setor ferroviário. “De fato, os resultados estão saindo e estamos vendo esses investimentos se materializando todos os dias. Estou impressionado com a velocidade, quase R$ 400 milhões prontos em tão pouco tempo”, disse o ministro, em referência ao terminal de Rio Verde.

FNS

Desenhado para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, o projeto da FNS possui 4.155 quilômetros de extensão. Destes, 1.537 quilômetros estão na Malha Central, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), que é administrada pela Rumo.